Casamentos pelo Mundo: Grécia

Tradições originárias da antiguidade.

Berço da mitologia e de grandes tradições, a Grécia, é um país localizado no continente europeu, e que apesar da atual economia, é conhecido por sua beleza e pela alegria cativante de seu povo. De tradições originárias da antiguidade e da religião ortodoxa, o casamento grego e suas tradições, são sinônimos de história e celebração. Na Grécia Antiga, o casamento simbolizava a passagem dos jovens noivos para a fase adulta, com um único objetivo: dar continuidade a família do marido e a manutenção dos bens. Os jovens não podiam escolher livremente com quem gostariam de se casar, quem escolhia eram suas famílias através de um acordo entre ambas, e assim, a família da noiva oferecia o dote, que poderia ser uma parcela de terreno, dinheiro, ou outros bens.

Mariée

A maioria dos casamentos eram celebrados em Janeiro, mês da fertilidade e dedicado a proteção e celebração a deusa Hera, mulher de Zeus e defensora das mulheres. Os convites para este dia especial eram entregues em mãos e juntamente com um doce ou flores.

Cerimônia

A cerimônia é celebrada por um sacerdote e começa com uma bênção repetida três vezes, significando a tríade: Pai, Filho e Espírito Santo ao lado de fora da igreja. Em seguida, os noivos dirigem-se para o interior da igreja, onde acendem velas e ocorre a coroação dos noivos, onde ambos, trocam as coroas um com o outro três vezes. Este ritual simboliza o reconhecimento do papel dos noivos no reino de Deus. Estas coroas são dispostas em frente ao altar e atadas por uma fita e significa a união eterna dos noivos. Na sequência, a leitura e a partilha da comunhão. Por fim o sacerdote segura nos braços do noivo e da noiva e os conduz a três voltas no altar, terminando assim, a união como marido e mulher.

Mariée

Recepção

Para os gregos, a celebração do casamento é de muita alegria. As famílias não poupam esforços para garantir uma festa inesquecível, preparada com cuidado e amor, regada a muita comida e música e dança, mais tradicional delas, é a do lenço, onde os noivos agarram cada uma das pontas e dançam. Sem hora para acabar, a festa de casamento ainda é repleta de ritos de passagem para trazer boa sorte ao novo casal, como a quebra de pratos e a distribuição de amêndoas para os convidados, especialmente, as solteiras da festa.

Mariée

Fotos: Reprodução

Siga-nos no

Acesse nosso guia de fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

Compartilhe

Previous
Traje do Noivo: Tons Claros
Casamentos pelo
Mundo: Grécia