Como Aliviar a Tensão Pré Casamento – 10 Dicas Para Acabar Com a Ansiedade!

por Thaisa Dalmut
Estar noiva é algo lindo e ao mesmo tempo desafiador – muito tempo de preparo para um único dia pode te transformar numa bridezilla! E ninguém quer isso, né? Eu, como noiva e ansiosa por natureza, posso dizer que a ansiedade aumenta muito nessa fase e é preciso saber controlá-la para nosso próprio bem. Mas, como reduzir o stress, aliviar a ansiedade e essa tensão pré casamento? E, acima de tudo, não se tornar uma bridezilla?

Como diminuir a ansiedade

como aliviar stress e ansiedade pré casamento
Existem alguns truques importantes para reduzir a ansiedade. Listei os principais:

1. Pratique atividades físicas
atividades físicas
Uma das formas mais eficientes de controlar a ansiedade é praticando exercícios. Eu sei que não dá vontade de começar, mas sabe aquele sentimento gostoso depois que você conclui seu exercício? Isso é porque a atividade física eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.
Caminhar ao menos três vezes por semana, em torno de menos meia hora, já ajuda muito a aliviar a ansiedade. Além de ser um ótimo exercício para o corpo e produzir serotonina, o momento da caminhada deve ser aproveitado para trabalhar sua mente. Esse momento pode ser utilizado para uma meditação ativa.
Outro ótimo exercício é a corrida, e se você acha que não leva jeito, veja essa matéria com 6 dicas para começar a correr!!
 
 
 
2. Aprenda a controlar sua respiração
Nós respiramos errado o tempo todo, o que nos deixa ainda mais ansiosos! Para reduzir essa reação, devemos aprender a controlar a respiração.
Respire direito:
Inspire lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar estufe a barriga, e não o peito, deixando o abdome expandir-se. Depois, expire lentamente pela boca. Pode parecer difícil no começo, mas fazendo essa respiração nos momentos de ansiedade já vai te ajudar a combatê-la, como uma técnica de relaxamento.
 
 
3. Afaste pensamentos negativos 
Todos os pensamentos geram reações emocionais para o indivíduo e, desta forma, pensamentos negativos trazem respostas negativas, como ansiedade e stress. Sempre que você começar a ter um pensamento negativo, deve substituí-lo por outro pensamento agradável. Os pensamentos e falas negativas agravam a situação, intensificando o mal-estar e o descontrole respiratório.
Esqueça os medos do que pode dar errado no casamento. Passe eles para seu organizador e apague-os da sua mente. Além disso, busque pensamentos leves e positivo. Procure rir mais!
Não é fácil, mas existem formas de aprender a manter o equilíbrio da sua mente.
4. Invista nos alimentos da felicidade
Se você está fazendo uma dieta louca pré-casamento, saiba que isso pode estar aumentando sua ansiedade. A privação de alguns alimentos pode causar stress e até afetar seu modo de pensar. Se você realmente quer emagrecer, faça direito, seguindo um plano confiável como o famoso Código Emagrecer de Vez.
Alimentos fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, são ótimos para ajudar com a ansiedade. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista.
 
5. Viva o presente 
Essa é uma lógica fundamental, muito ensinada junto a meditação. Você já ou
viu aquela frase “a vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro“? Ela diz muito sobre esse ponto.
Principalmente ao organizar um casamento, nossos pensamentos estão, na maior parte do tempo, no futuro. Eu sei que você está louca pra chegar o grande dia. Mas é preciso treinar nossa mente para ela se tornar capaz de usufruir dos momentos atuais. Preste atenção no seu corpo, no local onde você está, no que as pessoas estão te falando. Aprenda a ouvir sem pensar na resposta. A saber sonhar sem deixar de viver o presente!
Quando a mente passeia entre passado e futuro você pode se perde nas ideias e aí a ansiedade acontece. A Yoga e a Meditação são ótimas práticas para aprender a controlar esses pensamentos. E hoje não é preciso ir longe para aprender. Esse outro curso online, por exemplo, te ensina a meditar!
6. Organize-se! 
organize se
Viver na bagunça é gastar tempo para achar o que precisa, dificultando o bem-estar e ampliando a ansiedade. Um ambiente minimamente organizado ajuda no equilíbrio emocional e controle do stress e ansiedade. Organizar um casamento já é uma tarefa muito difícil, imagine só se sua vida não estiver em ordem? Tenha sua casa, seu ambiente e suas tarefas organizadas, dessa forma, você terá mais tempo e tranquilidade – a ansiedade não vai te pegar tão fácil.
Ah, se o seu caso é organizar um casamento, veja essa matéria com 5 dicas para começar que vão ser fundamentais pra você não ficar ansiosa!

Como diminuir o stress

7. Durma bem 
Sabe quando você não consegue nem fechar os olhos de ansiedade? Isso vai te deixar estressada no dia seguinte! Prepare o ambiente ideal para você conseguir dormir bem. Tome um cházinho, evite ficar mexendo no celular ou vendo TV na cama, tenha plantas no quarto que melhorem a qualidade do ar.
Medite antes de dormir. Descanse!
8. Busque tratamentos 
Acupuntura, reiki, homeopatia, florais de Bach, yoga entre outros podem ajudar a reduzir o stress e aliviar a ansiedade. Isso sem falar na meditação, que já mencionamos antes. Sim, essa técnica é fabulosa.
9. Tenha um ritual
Tome um chá. Acenda um incenso. Coloque uma música feliz. Faça o exercício de respiração que falamos no começo. Tenha uma sessã de massagem semanal. Invista e cuide de você.
10. Esteja com quem você ama
Esteja com quem você ama, mas não para discutir sobre o casamento! Esteja 100% ao lado dessa pessoa, escute com atenção, ame, tenham momentos de lazer e relaxamento juntos!
APRENDA A MEDITAR!
A meditação é exatamente o que estamos buscando: um treino para a mente.
É uma prática de origem muito antiga que visa alcançar um estado de clareza mental e emocional. Utilizada há milênios no oriente, é também conhecida por libertar a mente de padrões antigos e repetitivos e também por nos conectar com o nosso Eu interior, abrindo-nos para a nossa própria espiritualidade, independente de crenças ou religiões. E, como eu disse antes, você não precisa ir longe para aprender a meditar. Já existem cursos online baratinhos como esse que ensinam a técnica muito bem!
Bóra ser, não só uma noiva, mas uma pessoa menos ansiosa e mais feliz?
Você também vai gostar