21/08/18

5 dicas para não errar na escolha do buffet de casamento

Atenção ao contrato, fazer uma degustação... existem muitos detalhes para que o menu e o serviço do grande dia sejam perfeitos!
Ideias & Inspirações

PRÓXIMO

7 histórias de casamentos emocionantes e fora do comum ao redor do mundo

ANTERIOR

Dicas para ter plantas no banheiro: as shower plants

Em toda boa comemoração, há uma boa refeição. É por isso que, durante os casamentos, os noivos desejam se deliciar com sabores inesquecíveis e ainda oferecer o melhor buffet a seus convidados. Para não errar, veja estas 5 dicas que vão te ajudar na escolha do buffet de casamento
buffet de casamento
Foto: Hannah Mayson Photography

O buffet é tão importante que consome, em média, metade do orçamento do casal para o grande dia, e é um dos primeiros elementos a ser decidido.

O buffet ideal deve ter a cara dos noivos e da cerimônia. Noivos divertidos que estão realizando uma cerimônia temática, por exemplo, podem servir um coquetel com finger foods personalizados. Já casais clássicos em um grande casamento podem optar pelo tradicional jantar empratado. 

Além de respeitar o estilo da festa do casal, o buffet precisa levar em consideração o horário da cerimônia e a infraestrutura do espaço de eventos.  
buffet de casamento
Foto: Acorn Photography

Em um almoço, comidas mais pesadas, como massas e carne vermelha, caem melhor do que à noite, quando a preferência é por saladas, peixes e frango, por exemplo. Já para que o fornecedor possa trabalhar, é essencial que o local conte com água, luz e bancadas de apoio. 

Para que o cardápio dos seus sonhos seja elogiado e lembrado por todos, saiba tudo o que você precisa saber antes de fechar o contrato com o buffet e se deliciar no grande dia: 
buffet de casamento
buffet de casamento
Foto: Plum & Oak / The Kreulichs

CALCULE O NÚMERO DE CONVIDADOS 

A quantidade de convidados é determinante para os fornecedores, que precisam se organizar para que não haja falta nem excesso de alimentos e bebidas. Conte com o serviço de RSVP para fazer esse controle.

Buffets trabalham com um número mínimo e máximo de participantes. Se você não tiver pessoas o suficiente ou acima da capacidade que o fornecedor é capaz de atender, não será possível fechar o negócio. 

Algumas semanas antes do casamento é preciso repassar o número de convidados. Se houver novas confirmações, a maioria dos buffets já inclui um excedente de até 15% para atender aos convidados. Se houver ainda mais pessoas, pode ser necessário pagar uma taxa extra para atender a todos.   
buffet de casamento
buffet de casamento
buffet de casamento
Foto: Julia Ribeiro

ESCOLHA O TIPO DE SERVIÇO

O serviço mais adequado é aquele que se encaixa no estilo do casamento e no orçamento dos noivos. São três os serviços mais requisitados:

- Coquetel: é uma opção simples e prática na qual garçons servem alimentos e bebidas para serem degustados em pé ou nas mesas. O evento pode ser servido assim em toda sua duração ou apenas durante as entradas. Entre os pratos mais pedidos estão aqueles que dispensam talheres, como salgadinhos, quiches, massas, sopas e queijos e frios. 

- Self-service: nesse tipo de serviço, os convidados se dirigem ao local onde ficam os pratos do cardápio e pode se servir sozinhos e à vontade de seus pratos prediletos. É uma boa opção para brunchs, almoços e jantares. Praticamente todo o tipo de alimentos pode ser servido dessa forma, como pães, carnes e saladas. 

- Empratado: adequado especialmente para os casamentos sofisticados, como aqueles que terão um jantar, no serviço empratado, a refeição é levada à mesa a cada um dos convidados pelo garçom, como ocorre nos restaurantes. Os pratos servidos costumam ser mais requintados, com caviar, camarão e pato.  
buffet de casamento
buffet de casamento
buffet de casamento
CONFIRA OS DETALHES DO CONTRATO

Estude com atenção o contrato que você está prestes a fechar com o buffet. Faça perguntas se houver dúvidas, inclua itens se sentir falta de algo e negocie para ter certeza que tudo sairá como o casal espera no grande dia. 

O contrato ideal deve detalhar todos os pratos que serão servidos, além de informações sobre sobremesa, café, petit fours e bebidas e, ainda, o número de garçons, as louças, guardanapos e talheres que serão utilizados. 

As bebidas não alcoólicas costumam estar inclusas no contrato do buffet. Caso você opte por incluir as bebidas alcoólicas com o mesmo buffet, elas geralmente estarão num orçamento à parte, elaborado por profissionais especializados para orientar o casal sobre as melhores opções, quantidade e valores.  
buffet de casamento
Foto: Hannah Mayson Photography

PEÇA REFERÊNCIAS

A opinião dos noivos é sempre a mais importante, porém, é recomendado buscar referências e descobrir a experiência de outros casais que já testaram o serviço antes de fechar o contrato. 

Peça ao buffet para fazer a indicação de ex-clientes, mas não deixe de fazer uma busca na internet sobre a qualidade e competência do serviço.

Converse também com familiares e amigos, principalmente aqueles que realizaram algum tipo de evento recentemente, para saber as impressões que tiveram durante o contato com o fornecedor. 

Buffets que estão iniciando no mercado podem deixar alguma desconfiança, enquanto que os mais renomados já têm uma reputação a zelar. Em ambos os casos, o contrato detalhado e reuniões frequentes vão ajudar os noivos a se sentirem mais confortáveis com o serviço contratado.  
buffet de casamento
buffet de casamento
buffet de casamento
FAÇA UMA DEGUSTAÇÃO

Para confirmar se arefeição servida pelo buffet atende às expectativas dos noivos, é preciso fazer uma degustação.

A degustação é a oportunidade que o casal tem para provar o máximo de pratos e então selecionar aqueles que desejam desfrutar no grande dia, conforme o perfil e o horário do casamento.

Confira a qualidade do sabor e da apresentação das opções que estão sendo servidas e busque criar um menu diversificado para agradar a maioria dos paladares. 

Para se recordar de tudo o que provou e tomar a decisão, o casal pode fazer anotações e tirar fotos. Leve pais e/ou padrinhos para a degustação para que eles contribuam com opiniões, mas não deixe que a palavra final seja a deles, afinal, o casamento é a realização do sonho do casal.  
buffet de casamento
buffet de casamento
buffet de casamento
Foto: Acorn Photography / Plum & Oak

O cardápio perfeito fará um mini weddings SP, um destination wedding ou um casamento grande se tornar uma experiência inesquecível! 

Ainda restaram dúvidas em relação ao buffet? Manda pra gente! 

Share Post.

00

00

00

00

Tags.

# buffet de casamento
Deixe Seu Comentário.
Publicidade

ANTERIOR

7 histórias de casamentos emocionantes e fora do comum ao redor do mundo

PRÓXIMO

Dicas para ter plantas no banheiro: as shower plants