28/05/20

5 Benefícios de Morar Junto
Antes do Casamento

Será que vale a pena morar junto antes de casar?
Comportamento

PRÓXIMO

Hábitos que Vão Aumentar a sua Autoestima na Quarentena

ANTERIOR

5 Séries Sobre Relacionamentos Para Assistir Na Quarentena

Vale a pena morar junto antes de casar? Está pensando em morar junto com o seu parceiro ou parceira antes de subir ao altar? Vem conferir os 5 Benefícios de Morar Juntos Antes do Casamento!
@aceatthebeach

É legal morar junto antes do casamento?

Se você está pensando em morar junto com o seu noivo (ou noiva) antes do casamento, este post é para você!

É claro que neste assunto não existem regras fixas. Cada relacionamento tem a sua própria dinâmica e valores. Existem noivas de diferentes religiões e personalidades. O post de hoje são para aquelas que pensam no assunto e já possuem a intenção de morar junto antes de oficializar a união. 

Morar antes do casamento pode ser uma boa maneira de conhecer o seu parceiro melhor, viver uma fase diferente do relacionamento. Para entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos com leitores e leitoras da Mariée que já moram junto com os seus parceiros. Nós propomos algumas 'afirmações' sobre o tema e pedimos para que elas e eles dessem a sua opinião sobre o assunto! Vem ver!

1. Você saberá se os seus hábitos são compatíveis

Esse é provavelmente o primeiro benefício que surgirá quando você e seu parceiro começarem a morar juntos. Vai ser a primeira vez que vocês irão conviver 100% do tempo juntos, antes de assinar qualquer documentação legal. 

Para a Ana Paula, de Espumoso (RS), essa afirmação é verdadeira, "é necessário ver se certas manias e comportamentos do outro são aceitáveis dentro da rotina do casal", diz.

Será que ele acorda no mesmo horário que você? É o doido da limpeza e organização? Essas descobertas podem ser surpreendentes, como foi o caso da Maysa, de Palmas (TO):

"A gente descobriu muita coisa que tinha em comum quando fomos morar juntos, desde pequenas coisas como tirar a gordura da picanha antes de comer, até o fato de que somos tão caseiros que a quarentena não afetou tanto assim nosso dia a dia. Nossos hábitos financeiros também são muito iguais, graças a Deus as brigas por finanças foram poucas", conta.


2. Vocês irão aprender a dividir tarefas e responsabilidades

Mesmo que você não se tornem legalmente casados, compartilhar uma casa significa dividir as tarefas e aprender a trabalhar juntos.

No caso da nossa leitora Maysa, uma noiva super organizada, relata que conseguiu criar uma rotina em que os dois se ajudam, "Somos sistemáticos então gostamos de tudo bem certinho. Se eu cozinho ele lava a louça, se eu lavo a louça ele seca, se eu limpo o chão, ele lava o banheiro, tudo bem dividido", relata. 


A noiva gaúcha Ana Paula também concorda com a nossa afirmação e revela que não é uma tarefa fácil:

"Aprender a dividir as tarefas e cada um fazer a sua parte dentro da casa para que nenhum dos dois fique sobrecarregado, confesso que é uma das tarefas mais difíceis", conta. 

3. Vocês irão aprender a lidar com o orçamento familiar

Dinheiro pode ser um assunto meio chato, mas saber lidar com as contas é algo muito importante na vida de qualquer casal. Estamos em uma era em que as mulheres têm a sua independência financeira e já trabalhar esse tema agora é essencial.

Segundo Ana Paula, os dois precisam ser claros e honestos quando o assunto é orçamento familiar, "saber o quanto ganha o quanto gasta e ter os mesmos objetivos em comum em relação ao dinheiro, afinal vários casais se separam por causa dessa relação com o dinheiro", afirma. 

E descobrimos que a noiva Maysa, não é apenas organizada em relação às tarefas da casa, como também dá uma aula de planejamento financeiro de casal (alô Nath, do me poupe!):

"O orçamento dividimos praticamente meio a meio. Eu pago os 'miúdos' (várias contas pequenas tipo água e internet) e ele paga poucas contas de valor maior, tipo o aluguel. Achamos justo assim, e cada um tem seu dinheiro, sua conta separada e sua poupança", explica.


Elizabeth Messina
Crédito: Elizabeth Messina

4. Uma nova vida!

Ao longo da minha experiência aqui na Mariée, pude conversar com noivas que já moravam junto com o seu parceiro antes de realizar a 'cerimônia oficial'. Uma das coisas que escutei bastante foi o amadurecimento da relação. Eles não apenas conheceram melhor o outro, como também criaram uma nova rotina, seja um café da manhã mais demorado ou a nova tradição de assistir série juntos. 


As nossas noivas entrevistadas também contaram sobre a nova rotina em casal. Para Maysa, depois de passou a morar junto com o seu noivo, o final de semana passou a ter outra dinâmica, "Enquanto na casa dos meus pais o domingo era dia de almoço com a família e igreja a noite, aqui passamos o domingo assistindo séries, tem dia que o café da manhã acontece meio dia, descansamos bastante, por exemplo", conta. 

Já para Ana Paula, o 'morar juntos' proporcionou uma nova fase para o casal, com diferentes prioridades e planejamentos:

"Juntos irão decidir quais são a prioridades, as tarefas mais importantes e planejando o dia a dia do casal", explica. 

CASAMENTO DE FILME?

Assim como casamento, o 'morar junto' também parece algo encantador e perfeito. Afinal, o passo de finalmente morar com a pessoa que a gente ama é algo marcante na vida de qualquer pessoa. No entanto, as nossas noivas contam que é sim especial, porém nada é perfeito:


"É lindo o casamento nas comédias românticas, né? Aqui a vida já deu alguns tapas na nossa cara. Ano passado fizemos terapia juntos, inclusive. Temos momentos tranquilos, brigas, vivemos 24h juntos, temos já uma rotina de casados mesmo não tendo ainda oficializado", conta Maysa.

Além da questão do relacionamento em si, a noiva confessa que os pais foram contrários a essa mudança, mas que tudo deu certo no final:

"Meus pais, ultra religiosos, foram contra morarmos junto no início. Mas depois eles viram que era um relacionamento super estável e tranquilo, e inclusive ajudaram a planejar o pedido de casamento", diz a noiva.

MORAR JUNTO JÁ É UM CASAMENTO?

Também conversamos com o Juliano, também de Palmas (TO). Ele comentou com a gente pontos importantes nessa nova fase do relacionamento:

"O convívio diário, os aprendizados juntos, os planos feitos em conjunto, o apoio que a gente dá um ao outro nos momentos difíceis... claro, o casamento civil é além de um ato político, uma garantia de direitos que foram negados aos LGBTs por muito tempo, isso também é o casamento".


Juliano, que mora há quase dois anos com o seu marido Pedro, acredita que esse tempo já pode ser considerado como um casamento de verdade. "A festa, a cerimônia, vão ser muito legais e vai a ser a chance de compartilharmos com os amigos e as famílias o quanto a gente se ama e somos felizes juntos, mas o casamento de fato já tá acontecendo na prática desde outubro de 2018", explica. 

"Eu gosto da forma natural como foi acontecendo tudo com a gente, a impressão que eu tenho é que nós não precisamos esperar um grande ritual, cheio de regras e protocolos, pra constituir a nossa família e vivermos o nosso amor", conclui.

---

E você? Pensa em morar junto com o seu parceiro ou parceira? Já mora com o seu amor? Conta para a gente como está sendo essa experiência!

Share Post.

00

00

00

Newsletter
Receba informações
e novidades do
universo Mariée
REGISTRAR

Guia de Fornecedores

“Encontre o Profissional ideal para seu Casamento ou Evento!”

CATEGORIAS

TODAS AS CATEGORIAS
Moda
Acessórios & Grinaldas
Aluguel de Trajes
Joias & Alianças
Lingerie
Sapatos para Noivas
Traje para Noivos & Padrinhos
Vestidos de Festa
Vestidos de Noiva - Alta Costura
Comunicação
Caligrafia
Convites & Papelaria
Itens Personalizados
Lembrancinhas
Pista Personalizada
Serviços
Assessoria & Organização Cerimonial
Celebrante
Filmagem
Fotografia
Serviços Especiais
Entretenimento
Bandas & Atrações Especiais
Cabines & Fotos Instantâneas
Coral & Orquestra
DJ, Iluminação & Sonorização
Música para Cerimônia
Música para Jantar & Recepção
Recreação & Espaço Kids
Decoração
Decoração & Cenografia
Flores
Materiais para Locação
Gastronomia
Bebidas & Serviços de Bar
Bem Casados
Bolos
Buffets & Banqueteiros
Cafeteria
Doces & Delícias
Noivado
Beleza / Estética
Cabelo, Make & Dia da Noiva
Clínicas de Estética
Espaços
Espaços para Eventos
Viagem & Lua de Mel
Agências de Viagens
Hotéis & Resorts
Quem casa quer Casa
Arquitetura
Destination Wedding
Destination Wedding planner
Espaço para Destination Weddings

LOCALIZAÇÃO

TODOS OS ESTADOS
Distrito Federal
Espirito Santo
Maranhão
Minas Gerais
Paraná
Pernambuco
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Itália
México
Portugal
ATENDE TODO O BRASIL
ATENDE TODO O MUNDO

CIDADE

SELECIONE UM ESTADO
Deixe Seu Comentário.
Publicidade

ANTERIOR

Hábitos que Vão Aumentar a sua Autoestima na Quarentena

PRÓXIMO

5 Séries Sobre Relacionamentos Para Assistir Na Quarentena