10 Curiosidades sobre o Casamento na Itália

por Sandra Santoro
Os costumes ligados aos preparativos e ao dia do casamento são muitos, e assim como o Brasil, a Itália possui muitas tradições, algumas até bem semelhantes. Cada uma delas faz parte de uma rica bagagem histórica e trazer isto para um casamento torna a experiência ainda mais interessante e única aos convidados! 

Abaixo vocês conferem uma lista de tradições italianas para personalizar seu Destination Wedding na Itália utilizando o melhor do italian style!  
Foto – Cinzia Bruschini

1- A marcha dos noivos

A saída do casal da igreja é feita com muito barulho. Basicamente o carro usado para busca-los, buzina varias, e longas, vezes não como forma de alertar as pessoas na rua, mas como forma de afastar os todas as energias ruins! 

2- Serenata

É uma declaração de amor cantada pelo noivo à noiva um dia antes do casamento. É uma tradição linda que se manteve na Itália ainda nos dias atuais e neste post você pode ler mais detalhes sobre esse habito tão único funciona por aqui – Atenção homens: a serenata serve também como ótima ideia para um pedido de casamento criativo! 

3- Gravata do noivo

Em algumas cidades italianas é comum cortar a gravata do noivo em pequenos pedaços e distribui-la entre os convidados (geralmente os homens) em troca de uma contribuição em dinheiro para os noivos. É uma tradição não tão usada atualmente, mas ainda pode ser vista em alguns casamentos. 

4- Arroz

O arroz é símbolo de fortuna e abundância e quando jogado nos noivos, ao final da cerimônia, este ato representa uma chuva de fertilidade para a nova família em formação. Além do arroz, é comum jogar pétalas de flores.   

5- Buquê

De acordo com as tradições italianas, o buque deve ser comprado pela mãe do noivo e entregue na manhã do casamento. No final da festa, a noiva reúne um grupo de amigas solteiras para jogar o buque e aquela que pegar será a próxima a se casar – assim como no Brasil! 

6- Lembrancinha

O hábito foi importado da França no final do século XV, mas entrou na tradição de casamento quando o príncipe de Nápoles, Vittorio Emanuele III, casou-se com a princesa Elena de Montenegro e deu pequenos presentes aos convidados da sua festa como forma de agradecer à suas presenças. Veja ideias de gifts personalizados com a cara de um casamento na Itália no post: Como dar atenção aos convidados em um Destination Wedding 

7- O dia para casar

Existe um ditado italiano que diz “Não se casa nem se parte no dia de Vênus (sexta-feira) nem de Marte (terça-feira) – “né di Venere né di Marte ci si sposa o si parte”. Portanto, os dias mais cobiçadas pelos italianos para um casamento são os sábados ou os domingos. Lembrando que estamos falando apenas de uma tradição, que logicamente não precisa ser aplicada em seu Destination Wedding na Itália! 

8- Amêndoas cobertas

Símbolos de saúde, riqueza, felicidade, vida longa e fertilidade, na Itália chamamos de ‘confetti’ as amêndoas cobertas com uma camada grossa de açúcar. Eles estão presentes em praticamente todas as festas e não iria faltar no casamento. São distribuídos em saquinhos ou em caixas, e em número ímpar como forma de desejar um casamento indissolúvel. 

9- As alianças

Segundo a lenda, a aliança é usada na mão esquerda porque os antigos egípcios acreditavam que a veia responsável por carregar os sentimentos partia do dedo anelar esquerdo e chegava até o coração. Logo, como forma de garantir a fidelidade deveria ser ‘amarrado’ o dedo. A tradição italiana diz que o noivo deve carregar e manter em segurança as alianças até o momento da cerimônia. Se um dos noivos tem como testemunha um irmão ou irmã, é responsabilidade deste parente comprar as alianças. Vale lembrar ainda que usar as alianças antes do casamento traz má sorte, viu? Guarde essa alegria para o dia especial!  

10- Bolo de Casamento Italiano

A torta italiana típica para o casamento é feita com massa folhada, recheada com creme de confeiteiro e coberta por uma camada de açúcar de confeiteiro. O que a torna mais especial é que ela é montada em frente aos convidados, na hora da festa, proporcionando uma experiência totalmente diferente do momento da torta, para ninguém esquecer! 
Estas são algumas das tradições que temos por aqui, pode-se acreditar ou não, mas deve-se saber o amor é o ingrediente principal para chegar no “…e viveram felizes para sempre” 

E aí, pensando em viajar para a Itália? Confira os melhores preços na Decolar!




Você também vai gostar