CATEGORIAS

 

02/12/14

Qual a melhor maneira de servir os convidados? Tipos de serviço de buffet

A escolha certa para seu grande dia.
Fale com quem entende

PRÓXIMO

Coleção Inbal Dror 2015

ANTERIOR

Nova Coleção Ersa Atelier 2015

Quando o assunto em pauta é a escolha do cardápio, a primeira pergunta feita aos noivos é: “Qual é o tipo de serviço de buffet que será utilizado no seu casamento?” Nesse artigo vamos esclarecer os tipos (resumidamente) e as características mais importantes de cada um, para que os noivos acertem em cheio na escolha certa para seu grande dia.

Tão importante quanto saber os tipos de serviços, os noivos precisam considerar:
-Se desejam um evento formal ou informal
-Em qual estilo de serviço o buffet contratado tem mais habilidade
-Em qual estilo de serviço os seus convidados se sentirão mais à vontade

1) O Serviço à Americana

No serviço à americana, o almoço ou jantar é disponibilizado em aparadores ou ilhas gastronômicas, em pontos estratégicos na festa. É uma forma prática e perfeita para quem quer uma festa mais informal e dinâmica. É possível ter requinte e bom gosto, por isso está presente em muitos eventos incluindo as festas de luxo.

O cardápio em geral é mais variado, fica a disposição por mais tempo, permitindo ao convidado se servir quando e quantas vezes desejar. Também é uma festa com mais movimento.

Cuidados: O aparador deve ter boa área de circulação, estar em destaque no salão e ter ao menos um garçom fixo auxiliando, além de não pecar na manutenção para uma boa aparência e ordem. Colocar aparadores a cada 80 pessoas é o ideal para não formar filas. O aparador duplo (que serve dos 2 lados) também ajuda bastante. Quanto mais opção com molho, melhor, pois ajuda a conservar melhor o calor do alimento.

Americano Moderno: O conhecido como "americano moderno" está super em alta nos casamentos. É aquele que o aparador é montado mais cedo e fica até o final do evento. Simultaneamente acontece o serviço de coquetel volante.

Pelo fato do serviço do jantar ser full time, cada convidado pode jantar no momento que preferir, evitando o incômodo das filas que existiam antigamente, onde se tinha um horário fixo e todos se levantavam de uma só vez para se servir. 

2) O Serviço Empratado

Os pratos já vêm montados e decorados da cozinha para cada convidado, que precisa estar devidamente acomodado na mesa. É um estilo mais formal e os convidados jantam praticamente no mesmo intervalo de tempo. É considerado como o mais elegante em algumas regiões do Brasil e muito apreciado por convidados mais velhos, pois é bastante confortável.

É interessante contratar um buffet que tenha uma boa experiência neste estilo para que a comida não chegue fria e desorganizada à mesa do convidado. Em geral é uma entrada e 2 pratos principais, portanto, a equipe tem que ser ágil na retirada dos pratos também. É comum a confusão de Serviço à Inglesa e o serviço Empratado, então, bastante cuidado para especificar seu serviço escolhido.

3) O Serviço à Francesa

Neste serviço, o garçom leva o alimento em bandejas até a mesa do convidado e o próprio se serve na quantia desejada. O garçom de forma impecável deve ter muita prática neste serviço, pois cuidados são redobrados.

Muito formal, é o mais requintado, quando se fala em etiqueta à mesa, perfeito para situações protocolares, como em uma Embaixada, por exemplo.

Se o seu buffet faz serviço à Francesa no segundo prato do jantar, verifique se é feito devidamente a troca de pratos (acredite, tem muitos que não fazem) e se os garçons são experientes.

4) O Serviço à Inglesa

O serviço à inglesa também é um serviço requintado e formal. O que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará. Raramente usado em casamento. É comum confundi-lo com Empratado em algumas regiões.

5) Serviço Volante

Os garçons servem em bandejas um cardápio do qual o convidado consiga se servir com um guardanapo ou máximo um talher (como finger foods). Ideal para recepção cujos convidados não estão acomodados em mesas, por isso é o serviço mais informal. No entanto é de bom tom ter algumas acomodações para pessoas idosas, por exemplo. Ideal também para noivas que querem uma recepção “Bolo com Champagne”.

Para fechar com chave de ouro sua escolha, não deixe o convidado perdido. É muito importante um cardápio na mesa ou nos lounges com tudo que será servido, inclusive as bebidas, para que ele possa se organizar e fazer suas escolhas. 

Ótima recepção! Até próximo artigo!

 

Share Post.

00

00

00

00

Tags.

#tipos de buffet

AUTOR

Silvia Baldi

Assessora

Deixe Seu Comentário.
Publicidade

ANTERIOR

Coleção Inbal Dror 2015

PRÓXIMO

Nova Coleção Ersa Atelier 2015