FOTO & ARTE Estúdio Dos

por Thaisa Dalmut
Foto: Estudio Dos
Sim, nós acreditamos que escolher a empresa de fotografia do seu grande dia é uma das escolhas mais importantes. Afinal, que lembranças vão ficar depois que o grande dia tiver passado?
Para te ajudar a escolher os profissionais que farão as fotos ideais do seu grande dia, criamos a coluna Foto & Arte. Pra quem não acompanhou, vamos mostrar toda semana um pouquinho de cada empresa de fotografia do nosso Guia de Fornecedores. E o pessoal super talentoso de hoje é a Verônica e o Bruno, da {fornecedor:1218}, um casal cheio de criatividade e emoção. Confira e descubra se eles são os fotógrafos que vão eternizar seu grande dia!

– Como começou o Estudio Dos?
“Eu e o Bruno estamos juntos desde 2007. No início, o Bruno era militar do exército e eu trabalhava na área de gastronomia, além de auxiliar na administração do estúdio do meu pai, que é fotógrafo há mais de 30 anos. Morávamos em cidades diferentes, ele em Curitiba e eu em Balneário Camboriú e em uma das vezes em que ele foi me ver, meu pai estava ministrando um curso de fotografia. Resolvemos aproveitar a chance e fazer o curso, mais por hobbie mesmo. O Bruno ficou encantado com o mundo da fotografia e logo comprou uma câmera e começou a auxiliar meu pai nos casamentos, além de trabalhar como freelancer para outros fotógrafos. 
 
Apesar da pouca experiência, todos eram unânimes em reconhecer o talento dele para as fotos, foi incrível o quanto ele aprendeu e aprimorou o olhar super rápido. Até que, em 2010, decidimos “juntar os trapinhos” e abrir nossa própria empresa, o {fornecedor:1218} (“dos” significa 2 em espanhol e escolhemos este nome pois desejamos desde o início trabalhar juntos e fazer a empresa crescer através do esforço de nós dois). 
 
Me mudei para Curitiba e inauguramos nossa empresa. Com o tempo, nossos clientes dos ensaios começaram a nos perguntar se fotografaríamos seus casamentos e assim fomos tomando um novo rumo. Em 2012 decidimos fechar o estúdio físico, para ter a liberdade de nos dedicar a uma área que tinha muito mais a ver conosco: a fotografia de casamentos e famílias. E foi só dois anos depois, em 2014, que eu comecei a fotografar e isso fez toda diferença no nosso resultado. Apesar de estar sempre acompanhado de excelentes fotógrafos, o Bruno sentia falta de um olhar mais comprometido e conectado com os casais, e acabou me convencendo a pegar nas câmeras rsrsrs. Não poderíamos ter tomado decisão mais acertada pois, eu que convivi a vida toda com os bastidores da fotografia, hoje não me vejo longe da linha de frente”. 
Verônica e Bruno
– Por quê casamento? 

“Os casamentos foram aparecendo naturalmente para nós, e o amor por essa área foi crescendo a cada álbum que entregávamos. Não consigo nem descrever o quanto é especial saber que as pessoas lembrarão de um dos dias mais importantes de suas vidas através dos nossos olhares. 
 
Fotografias estão entre as heranças mais valiosas que podemos deixar para as próximas gerações e os casamentos são marcos decisivos nas histórias das famílias, acontecimentos que mudarão para sempre as vidas das pessoas envolvidas. Poder congelar uma fração de segundo, mostrar coisas que ninguém veria se nós não tivéssemos visto… Tudo isso é muito mágico, se você for pensar bem. Pensar que nós criamos estes preciosos documentos familiares é muito poderoso, sabe? Um misto de emoção, frio na barriga, carinho, responsabilidade, arte… Não consigo imaginar muitas profissões mais encantadoras do que ser fotógrafo”

“Fotografias estão entre as heranças mais valiosas que podemos deixar para as próximas gerações”

– Qual o diferencial da sua empresa? 

 
“Uma das frases mais famosas sobre fotografia foi dita pelo fotógrafo americano Ansel Adams: “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.” Acreditamos nisso com todo coração e por isso podemos afirmar que não existe um fotógrafo igual ao outro, pois cada pessoa carrega uma bagagem e é impossível de desvencilhar dela na hora do clique. E o que nos faz diferentes é exatamente isso: ninguém no mundo fotografa igual ao Bruno, nem igual à Vêro, e muito menos poderá chegar a um resultado idêntico ao da combinação desses dois olhares. Por isso todos os casamentos são fotografados e pós produzidos por nós dois, não enviamos equipes nem terceirizamos nada. Nós estudamos muito, investimos na nossa bagagem cultural e colocamos muito carinho em cada trabalho”
 – Como seria o casamento que vocês sonham em fotografar? 
 
“Acho que já fotografamos alguns assim… Não ligamos muito para decorações suntuosas nem para super produções, apesar de que não dá para dizer que o cenário não tem influência nenhuma sobre o trabalho, porque tem! Da localização do altar à iluminação disponível, vários fatores podem facilitar ou dificultar nossas vidas rsrsrs. O que não pode faltar de jeito nenhum é a entrega e o sentimento entre as pessoas envolvidas. Então, se pudéssemos escolher, nosso casamento ideal seria assim: duas pessoas que se amam e que estão realmente vivendo o momento + uma boa luz (nessa parte a gente adora dar dicas aos noivos). Essa receita não falha nunca!”
– O que os noivos tem que saber/fazer para contratar vocês? 

“Eles precisam entrar
no nosso site: 
www.estudiodos.com.br e ver se gostam do nosso estilo. Depois precisam conversar conosco pessoalmente ou por skype e ver se se identificam com a gente (muiito importante, noivos! Os fotógrafos vão passar muito tempo com vocês e vai ser bem chato se for alguém com quem o “santo não bate” kkk). 
– Faixa de valores?
“Nossos valores para casamentos iniciam em 5500,00”
– Como está a agenda para os próximos anos? 
“Atendemos apenas 26 casamentos por ano, para dar bastante atenção para cada casal e também para podermos nos dedicar a outros projetos, como a fotografia de família e cuidar do nosso “zoo particular de vira-latas” formado pelos gatinhos Elvis e Aretha e pelos dogs Maya e Tobias. Em 2017 já temos mais da metade das datas fechadas e para 2018 ainda não abrimos a agenda”
– Que dica vocês dariam a noiva que está organizando seu casamento? 

– Organizem o casamento pensando no que VOCÊS gostariam de viver. Lembrem-se que, apesar de ser um festa de família, o dia se resume a celebrar o amor do casal e só está acontecendo por sua causa. Sabemos que as pessoas tem boas intenções, mas acredito que os noivos não são obrigados a acatarem todas as sugestões que aparecem. Pode ser que o decorador super amigo da sua cerimonial não tenha o estilo que vocês procuram. Que o trabalho do fotógrafo do casamento da sua prima não te emocione. Que casar na Igreja realmente não tenha nada ver com vocês, por mais que sua mãe insista. 
 
– Conversem entre o casal e definam suas prioridades, para não se atrapalharem com a questão financeira. As vezes, a contratação do profissional dos seus sonhos está a um pequeno ajuste de distância. E lembrem-se também: nem sempre o mais caro é melhor, assim como nem sempre economizar vale a pena (algumas economias são furada na certa, inclusive). Encontrem o equilíbrio e tenho certeza de que ficará tudo perfeito :)”
 
 
Ah, eles atendem em qualquer parte do Brasil. E aí, se identificou?  Então entra em contato pra mais informações e inspirações aqui > {fornecedor:1218}
Aproveita pra dar uma olhada em todos os casamentos lindos deles que já sairam aqui no blog!
Você também vai gostar