CATEGORIAS

 

28/10/14

Convites de casamento: Caligrafia Correta e prazos de entrega

Regras de etiqueta para endereçar corretamente.
Fale com quem entende

PRÓXIMO

Buquê de Rosas

ANTERIOR

Acessórios Liv Hart

Fazer a lista de convidados já não é tarefa das mais fáceis, imagina então a hora de fazer a lista para a caligrafia com os nomes dos convidados corretamente. Por onde começar? Lendo esse artigo recheado de exemplos fáceis você vai entender como endereçar os convites! Os nomes dos convidados nos convites são baseados em regras de etiqueta que sempre primam pelo bom senso. Então, vamos às orientações de cada caso.

 

NOMENCLATURAS

Convite para um casal casado com mesmo sobrenome: Sr. e Sra. Roberto Amaral ou Sr. Roberto Amaral e Sra.

Convite para casal casado/que mora junto, mas não tem mesmo sobrenome: Sr. Roberto Amaral e Sra. Márcia Brito

Convite para noivos (ou quase noivos): Márcia Brito e Roberto Amaral (caso o casal não seja casado, o nome que começa é o da pessoa que os noivos conhecem)

Convite para casal gay (que mora junto ou namoro estável): Sr. Antonio da Silva e Sr. João Rabello ou Antonio da Silva e João Rabello (Se moram em casas diferentes, o correto é um convite individual para cada um)

Convite para Amigo (a) com namorado(a) recente: coloque apenas o nome do seu amigo(a) e estenda verbalmente o convite ao namorado (a) na entrega: Márcia Brito ou À Querida Amiga Márcia Brito

Convite para casal com filhos (ou outros membros da família que residam na mesma residência): Sr. Roberto Amaral e Família. Caso os filhos sejam casados, o ideal é fazer um convite separado para cada filho. Caso o convite seja apenas para o casal, sem os filhos, utilizar o mesmo que convite para um casal casado. 

Convite para amigo (a) viúvo (a) e filhos: Sr. Roberto Amaral e Família. Para casais separados em que os filhos morem com a mãe, por exemplo, é: Sra. Márcia Brito e Família. Se você quer convidar o pai também mas e ele mora em outra casa, deve enviar um convite individual para ele. Convites compostos valem apenas para membros que residam na mesma residência.

 

Convite para amigo (a) solteiro (a): (não é necessário Srta.) Márcia Brito ou À Querida Amiga Márcia Brito

Convite para duas irmãs solteiras: Márcia e Alice Brito

Convite para os padrinhos namorados ou noivos: Aos Queridos Padrinhos Márcia Brito e Roberto Amaral

Convite para madrinha ou padrinho solteiro: À Querida Madrinha Márcia Brito

Convite para Casal Padrinhos com Filhos: Aos Queridos Padrinhos Márcia e Roberto Amaral e Família

Convite para avós (ou parentes queridos) que desejar mais afeto: À Minha Amada Avó Tereza Brito / Ao meu Amado Irmão Luciano Costa

Convite para um Sr(a) viúvo(a) e filhos (na mesma residência): Sra. Tereza Brito e Filhos ou Sra. Tereza Brito e Família

Quando os convidados têm títulos (ex. Doutor, Excelência etc.) O casamento é um evento social (amigos e família) considera-se, portanto, que não há convidados por razões profissionais. Mas, se no seu casamento houver convidados com títulos e que não são tão próximos e vocês gostariam de manter a formalidade, pode-se usar o título sim.

Quando o casamento tem estilo mais informal: Se o seu casamento for informal, você poderá adaptar as regras acima, incluindo eliminar a caligrafia tradicional e colocar nome convidado impresso em papel menor, como uma tag, por exemplo. Também pode utilizar somente os primeiros nomes, se preferir. Perfeitamente compreensível e até indicado harmonizar com o estilo do seu convite, mas, todo cuidado é pouco para não perder a elegância.

PRAZOS DE ENTREGA DOS CONVITES

Priorize pais, avós e padrinhos. Na seqüência, os convidados de outras cidades para que se organizem. Para todos estes, é ideal entregar os convites de 2 a 3 meses de antecedência. No máximo 30 dias antes do casamento todos os convites já deverão ter sido entregues. Menos tempo que isso é indelicado.

Se o casamento for em plena temporada de férias, festas de final de ano, Carnaval ou feriados prolongados, aumente os prazos acima em 30 dias para que as pessoas possam se organizar melhor, inclusive com passagens e hotéis.

OUTRAS DICAS DA CALIGRAFIA

- A lista de nomes deve estar devidamente digitada como você quiser que saia no convite, pra evitar mal entendidos.

- Revisem cuidadosamente todos os nomes para evitar erros.

- Caso não use papel vegetal para proteger o convite, solicite que os convites sejam plastificados com uma das laterais abertas (sem lacrar totalmente). Isso facilita a sua retirada e não danifica o convite.

- Convites entregues em mãos dispensam o plástico, cujo objetivo é apenas proteção no manuseio.

- É indicado que a tinta da caligrafia seja da mesma cor da impressão do convite

- Se usar letra cursiva no convite, a caligrafia pode seguir o mesmo estilo de letra no nome dos convidados.

- Outra dica legal é enviar à caligrafia 2 listas: do noivo e da noiva, assim ela entrega em 2 lotes e você não precisa separar os convites depois.

- Fuja de convites em editais da empresa.

- Fuja de convites com nome da amiga e “e Esposo”. Segundo Fabio Arruda é horrível. Pergunte a amiga o nome do marido dela, isso torna mais pessoal e atencioso.

- Entregue em torno de 10% a mais de convites para a sobescrição, pois, por ser um trabalho muitas vezes manual alguns erros podem acontecer.

 

Esperamos que essas dicas os ajudem! Não deixe de ver também o artigo com os erros mais clássicos em convites de casamento.

Até o próximo post!

Share Post.

00

00

00

00

Tags.

#convite

AUTOR

Silvia Baldi

Assessora

Deixe Seu Comentário.
Publicidade

ANTERIOR

Buquê de Rosas

PRÓXIMO

Acessórios Liv Hart