CATEGORIAS

 

16/01/19

Como Fazer o Casamento Civil - Guia Definitivo

Partiu casar? Vem ver tudo que você vai precisar!
Preparativos do Casamento

PRÓXIMO

22 Vestidos para Mãe da Noiva e Noivo

ANTERIOR

20 Lindos Vestidos de Noiva de Manga Longa

Casar no civil não é tão complicado quanto parece! Eu coloquei todos os passos aqui pra facilitar nossas vidas!
Sim, a coisa ficou séria: é hora do casamento civil, a oficialização perante a lei da união do casal, um contrato firmado entre os dois para estabelecer vínculo conjugal. Nesse momento várias perguntas passaram pela minha cabeça: Como fazer um casamento civil? Onde e quanto custa fazer um casamento civil? Quais são os requisitos e documentos necessários para um casamento civil? Como já falei aqui, eu estou noiva e na mesma situação que vocês, organizando meu grande dia e pesquisei muito pra responder tudo nessa matéria!
quanto custa um casamento ciivl

Onde fazer um casamento civil

A primeira coisa a se pensar é quando e onde querem casar no civil. Vocês podem optar por:

Casamento civil em cartório: a cerimônia civil é feita no cartório em que foi dada a entrada do casamento mesmo, a opção mais barata e mais comum

Casamento civil em diligência: o juiz de paz realiza a cerimônia civil fora do cartório, como em um buffet, por exemplo.

Casamento religioso com efeito civil: É realizado na igreja, centro espírita, sinagoga, etc.. pelo celebrante religioso.

Conversão de união estável em casamento: pode ser feita no cartório mais próximo, em um procedimento mais simples que o casamento. Também é mais barato.

Enfim, com diferentes valores, a cerimônia poderá ser em qualquer lugar, porém, a entrada do processo precisa ser no subdistrito onde os noivos residem com determinada antecedência. Tenha isso em mente e vamos aos próximos passos!
casamento civil no cartório
ps: quem me dera o cartório mais próximo da minha casa fosse bonito assim haha

Quanto custa fazer um casamento civil

Os valores do casamento civil podem variar de acordo com o cartório.
Pesquisando sobre casamento civil em Londrina, por exemplo, no Cartório Pires os valores informados foram:

Casamento civil no cartório: R$367,50 
Casamento civil em diligência (fora do cartório, em um buffet, etc): R$850,00.

Lembrando que nesse valor não estão inclusos os gastos que você terá com documentos e certidões atualizados.
Ps: esses valores não são cobrados em caso de pobreza comprovada.
casamento civil em londrina

Documentos necessários para casamento civil

Alguns cartórios podem pedir documentos diferentes para a averiguação do casamento civil, por isso, ligue para o seu (o cartório mais próximo da sua residência) confirmando. Geralmente você vai precisar de certidões, comprovante de residência e RG. Atenção para casos de pessoas viúvas e divorciadas, que precisam de documentos mais complexos. Abaixo os documentos do casal necessários no cartório no qual me informei:

Documentos necessários para casamento civil de pessoas solteiras: 
  • Certidão de nascimento atualizada em seis meses (hoje em dia isso já pode ser solicitado via internet, porém fique atento ao tempo de demora)
  • RG
  • Comprovante de residência
  • CPF

No caso de estrangeiros, o passaporte ou registro nacional de estrangeiro (RNE) substituem a identidade. Deve ser providenciado também um atestado consular que comprove o estado civil. A certidão de nascimento precisa de tradução juramentada. 
casamento civil homoafetivo

Mãos à obra: Como dar entrada no casamento civil

Agora sim! O próximo passo é o casal ir até o cartório mais próximo da sua residência para dar entrada no casamento civil. O prazo recomendado para isso é de 30 à 60 dias antes da data pretendida.

Levem com vocês duas testemunhas maiores de 18 anos (só não vale pai e mãe) e os documentos necessários para casamento civil que mencionei acima. O cartório deverá averiguar se ambos estão livres para se casar (nesse ponto, a gente espera ter certeza que o parceiro já não está casado, né? haha). Assim que confirmados que os documentos estão em ordem e não há nenhum impedimento, os noivos estarão autorizados a de casar dentro de em média 90 dias.

Só pra esclarecer: As testemunhas são as pessoas que assinam no dia de dar entrada no casamento. Os padrinhos são as pessoas que assinam no dia da cerimônia, não precisando ser as mesmas pessoas.
casamento civil entrada no cartório
No caso de casamento religioso com efeito civil: 

O casamento religioso com efeito civil pode ser feito em qualquer parte do Brasil, porém, a entrada é a mesma. Após em média 30 dias da entrada no cartório e não havendo nenhum impedimento legal, o cartório expedirá um documento chamado Certidão de Habilitação, que deverá ser entregue a autoridade religiosa antes da realização da cerimônia. 

Mas essa não é a única opção! De acordo com o Novo Código Civil, também é possível se casar primeiro no religioso e depois registrar o mesmo no civil, ou seja, fica a seu critério se quer unir os dois ou não.
casamento religioso com efeito civil
Tenha em mente algumas decisões: vocês vão alterar algum sobrenome? Qual regime de bens vão adotar? É uma hora de decisões! Agora é só marcar a data da cerimônia civil com o cartório, seja no cartório ou em diligência - onde você preferir - e vocês estarão prontos para dizer SIM!  
como fazer um casamento civil
Foto: @wildheartvisuals
Na cerimônia civil vocês vão precisar de dois padrinhos para assinar, variando de acordo com o tipo de casamento. Eu já estou providenciando meus documentos e ansiosa pra definir os padrinhos, e vocês?

Enquanto isso a tensão já bateu aqui! Se você também tá se sentindo assim, leia essa matéria aqui pra conseguir aliviar a ansiedade e organizar seu casamento sem stress!

Share Post.

00

00

00

00

Tags.

#casamento civil #fiquei noiva #organização do casamento #preparativos do casamento

AUTOR

Thaisa Dalmut

Editora Mariée

Deixe Seu Comentário.

ANTERIOR

22 Vestidos para Mãe da Noiva e Noivo

PRÓXIMO

20 Lindos Vestidos de Noiva de Manga Longa