A pior gafe de vestimenta para convidados

por Thaisa Dalmut

Na semana passada fizemos uma enquete em nossa fanpage do facebook com a seguinte imagem:

E a pergunta: Você se incomodaria em ver convidadas usando branco no seu casamento?
Por mais que pareça óbvia a resposta, você com certeza deve se lembrar de um casamento que foi e uma convidada de branco chamou a atenção. Ou pior: a madrinha. Ou ainda pior: um vestido longo, de renda, com brilhos.

As respostas da enquete foram quase unânimes:
99% das noivas teriam pavor do ocorrido. Algumas alegaram que não se incomodariam na hora, não deixariam isso estragar o dia, mas depois, ao ver as fotos, ficariam muito chateadas.

Raros os casos de noivas que não se importam com isso, então, é sempre bom evitar uma situação constrangedora. Se a noiva não tiver problema com os convidados de branco, vai avisar! Lógico que a convidada não vai tirar o brilho da noiva, mas, não seria pior ainda para a convidada, desatenta, que possivelmente vai ouvir muitos comentários maldosos? A maioria das pessoas que usa branco em um casamento não o faz por maldade, como muitos pensam, mas sim por falta de atenção ou por pensar diferente da noiva.

Tirando os casos onde usar branco é um pedido dos noivos, a regra é: o branco é exclusividade da noiva. É uma questão de cultura. No Brasil, usar branco em um casamento JAMAIS. Isso vale também para off white, nude e qualquer cor muito clara. Lembre: nas fotos, todas essas cores clarinhas viram branco e isso pode soar para muitos, como visto nas respostas da enquete, falta de respeito ou uma tentativa desesperada de chamar a atenção. Isso não é uma regra, é questão de bom senso.

Mas e aí, vem a pergunta: e o casamento da Solange Knowles?

Bom, aí é outra história. Uma tendência linda e crescente são os casamentos onde noivos e convidados vão de branco. Mas preste bem atenção: isso é um pedido dos noivos, onde TODOS vão de branco. É indiscutível: o desejo, cultura e opinião dos noivos devem ser respeitados. Não se impõe nada no casamento dos outros. Se nada foi lhe dito a respeito do dress code, o branco está totalmente fora de cogitação.

As madrinhas ou todos os convidados de branco fica lindo e super elegante mesmo! Mas é uma decisão dos noivos. Não dá pra convidada decidir isso sozinha!

Mas, e o pretinho básico, pode?

É quase unanimidade: com um vestido preto você está bem vestida. Porém, isso nem sempre é válido para um casamento. Por muitas vezes ser relacionado ao luto, mães, madrinhas, ou quaisquer pessoas que forem ficar no altar são aconselhadas a não utilizar essa cor.

Em casamentos noturnos não há problema nenhum de as convidadas usarem preto, essa cor é totalmente aceitável e elegante, afinal, até para os homens não utilizar um terno dessa cor é uma tarefa muito difícil.

O preto é super elegante e vai bem com tudo, mas é mais indicado para a noite. Em um casamento, você pode optar por colocar umas corzinhas a mais no look, para ficar mais alegre.

Mas, como visto na enquete, algumas noivas se sentem incomodadas ao verem convidados de preto, então, sempre é bom perguntar e respeitar a opinião da mesma. Por outro lado, algumas noivas escolhem essa cor para as madrinhas, justamente pela elegância e facilidade de combinação, confira:

 

Noiva: deixe sua opinião clara. Nem todo mundo pensa como você.

Se você for noiva e não quer que ninguém vá de branco ou preto no seu casamento, é de muito bom tom deixar especificações para o dress code no site dos noivos ou disponibilizar de alguma forma que suas convidadas possam ter fácil acesso. Informe as cores indesejadas, apesar de ser óbvio, muita gente não percebe que não pode usar branco no casamento! Se você não quiser que usem preto, avise, pois a maioria das pessoas não vê nada de errado em usar essa cor. Se for escolher uma cor para as madrinhas, também é bom avisar os convidados para não usarem a mesma.

Formas de avisar:

– Coloque no site dos noivos as informações do dress code. Cores que podem ou cores que não podem

– Envie um cartão sobre o dress code junto ao convite

– Avise verbalmente na entrega do convite

Mas, se no seu casamento alguém aparecer de branco, NÃO SURTE! Provavelmente foi um descuido. Não deixe que esse detalhe estrague seu grande dia, ninguém é capaz de tirar o seu brilho.

E aí, você conhece mais alguma gafe de vestimenta? Já passou por alguma situação parecida? Conta pra gente!

Você também vai gostar