15 Mitos e Verdades que você Precisa Saber sobre o Casamento

por Pietra Bilek - Redação Mariée
O casamento é uma das mais antigas tradições que permanece viva e forte até hoje. Em tanto tempo de prática, muitos conceitos foram criados. Vem descobrir quais são os mitos e quais são as verdades do casamento atualmente!

1- A noiva precisa usar branco

Mito! A tradição dos vestidos de noiva apenas brancos foi deixada de lado há algum tempo. O branco é clássico em um casamento, mas hoje em dia a noiva pode ousar nas cores, inclusive nós sempre colocamos no blog coleções de vários estilistas que apostam em tons como rose, dourado e azul para noiva (detalhe em preto? Pode também, vem dar uma olhada nessa matéria). 
Enuel Vieira

2- Você deve fazer contrato de TUDO

Verdade!“Ah o fornecedor é meu amigo não preciso ter nada escrito”. Precisa sim, é importante ter tudo em contrato não importa o quão amigo a pessoa seja sua, é o dia do seu casamento, melhor não arriscar ser deixada na mão. 

3- Aquele seu amigo que tem uma câmera é tão bom quanto um fotógrafo profissional

Mito! Um fotógrafo de casamentos precisa de muito mais que uma câmera boa ou algumas fotos bonitas no instagram. É uma questão de olhar e também de experiência com casamento, as vezes seu amigo é muito bom em fotos urbanas, mas não vai saber registrar os melhores momentos do seu grande dia. Sem falar que em um casamento não existem ensaios nem poses prontas – a pessoa precisa estar preparada para registrar momentos rápidos. Então é melhor não arriscar e investir em um bom profissional. Nós temos um guia com fornecedores incríveis que podem te ajudar aqui. 
Foto: Sweet Sail

4- Os noivos não podem se ver antes da cerimônia

Mito! E o fisrt look é uma prova muito fofa disso. Antigamente se acreditava que se os noivos se vissem antes da cerimônia teriam azar, mas essa superstição foi deixada para trás, abrindo espaço para os noivos fazerem fotos lindas e emocionantes em um momento só deles. Claro que você pode optar pelo friozinho na barriga da tradição de só se verem na cerimônia!
Krizel Photography

5- Fazer tudo sozinho sai mais barato

Mito! Já ouviu falar que as vezes o barato sai caro? Pois é, esse pode ser um desse casos. Se você contratar um profissional para te assessorar ele vai saber seu orçamento e te ajudar a fazer tudo dentro daquilo que você pode pagar, afinal ele conhece os fornecedores e sabe aquilo que combina com você. 

6- Se foi ao casamento deles você tem que os convidar para o seu

Mito! Esse é um pensamento muito comum que a maioria dos noivos têm. A verdade é que você não é obrigada a convidar ninguém para o seu casamento, o convite tem que ser algo espontâneo, se você foi ao casamento da pessoa um ano atrás e depois disso perdeu o contato, talvez não precise convida-lo. Vem ver esse vídeo no nosso canal, nós reunimos 10 perguntas que você deve se fazer antes de convidar alguém para o seu casamento. 

7- Convidadas e madrinhas não podem usar preto no casamento

Mito! Tudo depende do estilo do casamento e do dress code que a noiva escolheu para as madrinhas. Se o casamento for durante a noite o preto é uma escolha certa, mas durante o dia com a make mais leve também pode ser uma ótima escolha. E para as madrinhas, depende do estilo da noiva, e o vestido preto é uma ótima ideia pois combina com todo mundo. Vem ver essa matéria sobre o dress code pra não errar!
Foto: Adam Barnes

8- Os buquês antigamente eram feitos de alho

Verdade! Não apenas alho, mas ervas aromáticas, pois acreditava-se que espantava maus espíritos. Outra curiosidade: as madrinhas se vestiam igual a noiva para enganar esses maus espíritos. Eu que não queria me casar na idade média!

9- Vale a pena escrever seus próprios votos

Verdade! Essa é uma verdade que não pode ser questionada, os votos personalizados dão um toque especial para a cerimônia. Por mais simples que sejam as p
alavras quando elas são pessoais emocionam todo mundo, vem ver essas dicas para escrever os votos.
Greg Finck Photography

10 – Não tem problema não fazer confirmação de presença

Mito! Confira essa matéria sobre os 12 maiores erros das noivas para entender porque isso pode arruinar seu casamento.

11 – Convidada só pode usar branco se a noiva pedir

Verdade! Como no Brasil ainda não é comum usar branco em um casamento, por etiqueta essa cor é deixada apenas para a noiva. Você só pode usar branco em um casamento se os noivos optarem por um casamento all white, nesse caso eles vão pedir. 

Confira esse vídeo com as gafes que os convidados cometem

12 – Os noivos pagam pela roupa das daminhas e pajens

Mito! Essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com os pais. Caso seja uma exigência dos noivos determinada roupinha, é de bom tom presentear os pequeninos com elas.

13 – É impossível casar sem se endividar

Mito! Você pode fazer um casamento de 10.000 reais a um milhão. Tudo depende das suas escolhas e organização! Vem ver nossa série de vídeos sobre como economizar no casamento.

14 – Vídeo é dispensável

Mito! Lembre-se de que com o tempo as pessoas se vão, as lembranças se vão… a única forma de registrar tudo isso para a eternidade é filmando. Vem ver no nosso guia algumas ótimas empresas de vídeo.

15 – Os pais podem convidar quem quiserem para o casamento dos filhos

Mito! Antigamente era mais comum os pais pagarem o casamento dos filhos e, quando isso acontece, eles obviamente têm mais direitos sobre o mesmo. Mas no caso de os filhos estarem pagando o próprio casamento, a decisão de quem será convidado é deles. Claro que não custa nada (ou só um pouquinho) você ceder alguns lugares para as pessoas importantes dos seus pais. E falando sobre quem paga o que, não existe regra nenhuma quanto a isso.
E aí, você conhece mais algum mito de casamento? Conta pra gente nos comentários!

Várias noivas nos perguntam por onde começar a organizar um casamento. Por isso, compilei todo o passo a passo em um ebook prático e eficiente pra te ajudar nesse processo! Clica aqui pra ver.
Você também vai gostar