10 dicas para aescolha do sofá perfeito

por Yasmin Alcaraz

O sofá é o protagonista da decoração da sala de TV e a sua escolha requer uma atenção especial. Acompanhe aqui algumas dicas que vão te ajudar a encontrar o sofá ideal!

1- Conforto é fundamental! Escolha um sofá que te permita ficar sentado, ou até deitado, por horas. Para isso, não tenha vergonha! Teste na loja várias posições e não se esqueça de verificar se você consegue encostar os pés no chão, pois deixa-los pendurados pode cansar rapidamente.

2- Devido ao seu tamanho, o sofá costuma ser o ponto focal da sala. Quando for escolher o estilo do dele, lembre-se que isso influenciará na decoração do restante da sala.

3 – Tem crianças ou animais em casa? Para ter praticidade na hora de limpar o sofá, escolha cores escuras ou opte por usar capas. Couro e suas imitações são alvos fáceis para manchas permanentes. Você não vai querer que seu filho faça um desenho a caneta no seu sofá, vai?

4 –  Sofás em tecido são mais aconchegantes para momentos de maior permanência. Outra dica para facilitar a limpeza é impermeabilizar o tecido.

Fonte: http://tapecarianovomundo.com.br/

5- Se você ainda tem dúvidas a respeito da decoração da sala, opte por um sofá de tom neutro e estampa lisa. Essa decisão te deixará mais à vontade para ousar em outros elementos, como almofadas, mantas e tapetes. Se quiser renovar a decoração no futuro, será mais barato trocar as almofadas do que o sofá.

6 – Sofás estampados e de cores vibrantes pedem bom senso no restante da decoração. Cuidado! Planeje tudo antes de fazer compras por impulso para não deixar a sua sala over. Esteja ciente de que estampas podem sair de moda com maior rapidez.

7 – Por serem peças grandes, os sofás podem ser usados para dividir ambientes.

8 – Compre um sofá que acomode todos os moradores da casa com conforto. Se não for suficiente, invista em boas poltronas e pufes generosos para suprir a falta de lugares sem prejudicar ninguém.

9 – Sofás em “L” funcionam bem em grandes espaços. Se o seu espaço é pequeno para eles, pense nas opções com chaise ou reclináveis.

10 – O tamanho do ambiente é fundamental para a escolha do sofá. Pensando nisso, faça um molde com papel, ou até um lençol, com as dimensões da peça que quer comprar e deixe no ambiente por alguns dias. Assim, você se certifica de que ele cabe no espaço e não tem surpresas após a compra!

Tem mais alguma dúvida sobre sofás? Mande pra gente!

Você também vai gostar